O Moodle oferece diversas estratégias de agregação de notas de atividades (provas, trabalhos, etc) para composição da nota final de um aluno. Dentre estas estratégias estão opções como média simples, média ponderada, soma de notas, dentre outras (ver mais informações).

No caso específico da UFSC, o artigo 71 da Resolução 017/CUN/97 prevê um arredondamente específico a ser seguido para os cursos de graduação:

Art. 71 - Todas as avaliações serão expressas através de notas graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco).
§ 1º - As frações intermediárias, decorrentes de nota, média final ou validação de disciplinas, serão arredondadas para a graduação mais próxima, sendo as frações de 0,25 e 0,75 arredondadas para a graduação imediatamente superior.
§ 2o - A nota final resultará das avaliações das atividades previstas no plano de ensino da disciplina.
§ 3º - O aluno enquadrado no caso previsto pelo § 2º do art. 70 terá sua nota final calculada através da média aritmética entre a média das notas das avaliações parciais e a nota obtida na avaliação estabelecida no citado parágrafo.

De forma a atender esta especificidade, no Moodle UFSC foram inseridas duas novas formas de agregação de notas:

Média das notas (UFSC)

Similar à "Média das Notas", porém ao final a nota é arredonda para o padrão definido pelo Art. 71 da Resolução 017/CUN/97 da UFSC. O intervalo das notas não é, contudo, alterado. Para fixar o intervalo [0..10] para as notas é necessário fixar em 10,0 o atributo "Nota máxima" do item de nota.

Média ponderada das notas (UFSC)

Similar à "Média ponderada das Notas", porém ao final a nota é arredonda para o padrão definido pelo Art. 71 da Resolução 017/CUN/97 da UFSC. O intervalo das notas não é, contudo, alterado. Para fixar o intervalo [0..10] para as notas é necessário fixar em 10,0 o atributo "Nota máxima" do item de nota.

Função para utilização em fórmulas

As notas dos alunos também pode ser calculadas via fórmulas, as quais seguem o padrão de fórmulas/funções de planilhas eletrônicas. Eles começam com um sinal de igual(=) e usam operadores e funções matemáticas comuns para produzir uma única solução numérica (ver mais informações). Esta saída é, então, usada como o valor computado para o item de avaliação em foco.

De forma a atender ao artigo 71 da Resolução 017/CUN/97, uma nova função foi agregada ao Moodle UFSC:

roundufsc(número):

Arredonda um número dado no intervalo [0..10] segundo os critérios estabelecidos pelo Art. 71 da Resolução 017/CUN/97 da UFSC.